quarta-feira, 5 de outubro de 2011

O lenda do bairro Ana Benta

Ana Benta é o nome de um bairro rural de Capão Bonito, interior de São Paulo. A origem desse nome é um tanto incerta, mas de acordo com os moradores do bairro, sua origem vem de uma estória muito antiga.

Ana Benta era uma moça tão bonita que nenhum homem conseguia passar por ela sem olhar duas vezes.
Era muito respeitada, por ser uma moça muito religiosa e simpática. Porém, de repente ela mudou. Sua beleza foi se deformando, parou de rezar, perdeu sua simpatia, acabou por tornar-se uma "mulher do povo".

Ninguém sabia o que havia acontecido com ela, mas com o tempo descobriram que ela havia adoecido, havia contraído a "doença de Lázaro", a lepra.

Com isso, todos a desprezavam como se fosse um demônio. E por esse desprezo que as pessoas da vila a tratavam, decidiu se isolar, então foi morar em uma cabana, onde passavam apenas alguns viajantes e carroceiros, pessoas que ela pedia esmolas e alimentos para sobreviver, a cada esmola pedida ela dizia: se você me ajudar irá contribuir com um milagre! E assim ela viveu até que seu corpo não resistisse mais, a doença se alastrou pelo corpo todo levando-a à morte.

Um senhor muito bondoso, encontrou seu corpo, completamente deformado pela doença, e o enterrou nas proximidades da cabana.
Durante alguns meses após sua morte, pessoas diziam terem visto vultos e ouvido vozes nas proximidades de onde Ana Benta havia sido enterrada.
Após muitos anos, construíram uma igreja no local onde ela havia sido sepultada, ao escavarem a terra, encontraram o corpo de Ana Benta intacto, sem os sinais da doença que a levou a morte. Para não assustar o povo da vila, a enterraram denovo, quatro dias depois voltaram ao local, cavaram novamente porém o corpo não estava mais lá. 
Os moradores dizem que o que ocorreu com Ana Benta foi que ela subiu ao céu de corpo e alma, e que sua doença foi apenas uma forma de purificação e sacrifício.

Hoje, no local da cabana, fora construída uma capela, onde, ainda hoje, são realizadas missas todos os domingos. E no local da sua cova, hoje há o cemitério do bairro.


 Deu medo ~.~

fonte: Livro Capão Bonito 150 anos (2007)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A vez do leitor!